MAU TEMPO NA MADEIRA COM ESTRAGOS NA ORLA COSTEIRA, ÁRVORES CAÍDAS E SEM AVIÕES

O mau tempo na Madeira já fez estragos na orla costeira e provocou a queda de várias árvores e pequenos deslizamentos. 14 voos de diferentes companhias foram já cancelados.

HOMEM DE GOUVEIA/LUSA

O mau tempo na Madeira já provocou estragos na orla costeira, constrangimentos no aeroporto, devido ao forte vento, e uma série de ocorrências que, em terra, têm causado a queda de árvores e pequenos deslizamentos.

De acordo com as informações prestadas pelo capitão do Porto do Funchal e comandante da Zona Marítima da Madeira, a forte ondulação marítima “está a afetar essencialmente a zona a oeste do Funchal”, tendo, até agora, “provocado danos materiais em alguns locais”, disse à Lusa Silva Ribeiro.

Há registo de estragos em Câmara de Lobos, no cais local, onde a Administração dos Portos da Madeira (APRAM) já decidiu encerrar através de edital.

A ondulação marítima forte pode chegar aos 12 metros e o mar vai permanecer alteroso, pelo que ainda é de esperar por “mais danos materiais”.

No aeroporto, e até às 14:00, estavam cancelados 14 voos de diferentes companhias, sendo que a TAP já informou que “todos os restantes voos do Funchal desta quarta-feira, incluindo ‘night stops’, foram cancelados por causa do mau tempo”.

A companhia de bandeira portuguesa alega que “a segurança e respeito pelos passageiros está sempre em primeiro lugar”, referindo ainda que “os passageiros que tinham bilhetes para hoje serão reacomodados nos voos seguintes”.

Apenas um voo, da TAP, proveniente de Lisboa, pelas 10:26 conseguiu, até agora, aterrar no aeroporto Cristiano Ronaldo.

O vento demasiado forte impede qualquer tipo de aproximação à pista.

FONTE: OBSERVADOR