Morro Branco, uma das mais populares praias brasileiras, está entre as 20 que mais encurtarão no mundo até 2100. A conclusão é de uma análise realizada pelo site de acomodações Hawaiian Islands em julho com base em dados de um estudo do Centro Conjunto de Pesquisa da Comissão Europeia.
Praia de Morro Branco, em Beberibe, no Ceará, está em risco de encolher devido às mudanças climáticasImagem: Prefeitura de Beberibe
Depois, os números então foram comparados e resultaram no ranking final, que apresenta as mais populares praias afetadas globalmente pela ação humana — mudanças climáticas, erosão natural e artificial (resultantes, por exemplo, do excesso de construções à beira-mar) são alguns dos elementos apontados como responsáveis pelo encurtamento do litoral. Veja a lista das praias mais afetadas na galeria, clicando na seta à direita:
20 praias que mais vão encolher no mundo até 2100As cinco praias que mais perderão espaço até 2100 em toda a América do Sul estão no nosso país, mas o estudo ainda ressalta uma área mais específica de atenção: três delas se encontram em um trecho de apenas 35 km ao sul de Recife, em Pernambuco. Segundo o Jornal Pan-Americano de Ciências Aquáticas, 81,8% das construções urbanas na cidade estão a menos de 30 metros da costa, o que pode estar impactando as formações naturais. Veja o top 5:
1ª: Praia de Morro Branco (Beberibe, CE)
Morro Branco Imagem: Prefeitura de Beberibe.
Vai encolher em: 224,6 metros.
2ª: Praia dos Carneiros (Tamandaré, PE)
Praia dos Carneiros Imagem: Wikimedia Commons.
Vai encolher em: 166,4 metros.
3ª: Porto de Galinhas (Ipojuca, PE)
Porto de Galinhas Imagem: gustavofrazao/Getty Images/iStockphoto.
Vai encolher em: 146,1 metros.
4ª: Ponta Negra (Natal, RN)
Ponta Negra Imagem: Canindé Soares/UOLVai encolher em: 141,5 metros.
5ª: Praia de Muro Alto (Ipojuca, PE)
Muro Alto Imagem: Eduardo Burckhardt
Vai encolher em: 132,5 metros.
Ainda há outras duas representantes nacionais entre as 15 praias que mais devem perder faixa de areia em todo o continente: a Praia do Gunga, em Roteiro (AL), que ficou na 10ª colocação com um encolhimento de 63,3 metros de sua costa, e a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), em 13ª com perda de 47,3 metros de litoral.
Veja mais em https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2023/08/06/brasil-tem-uma-das-20-praias-que-mais-deve-encolher-no-mundo-todo-ate-2100.htm?cmpid=copiaecola
FONTE: UOL.COM.BR